21 agosto 2015

De onde veio a ideia da fita azul turquesa?

As fitas de conscientização podem ser encontradas em quase todas as cores, e muitas vezes elas não simbolizam apenas uma doença. O significado de cada Fita da Consciência depende de sua cor ou cores. Muitos grupos adotaram fitas como símbolos de apoio ou consciência, e por causa disto, muitas causas normalmente dividem a mesma cor. Algumas causas podem também ser representadas por mais de uma cor.

Pesquisando sobre a cor da Síndrome dos Ovários Policísticos, encontrei o site "PCOS Awareness Association" (Associação de Conscientização da SOP, em inglês), e de cara a cor principal do site é o azul turquesa.
Indo mais à fundo procurando mais informação sobre esta cor, encontrei a informação de que a fita azul turquesa não é exclusiva da Síndrome dos Ovários Policísticos, mas também do câncer de ovário, câncer cervical, câncer de útero, câncer de vagina e câncer da vulva.
Pensando nisso, resolvi criar uma campanha que mostrasse às pessoas que somos muitas e que nossa doença também merece atenção. Vemos uma campanha massiva sobre câncer de mama todos os anos, mas infelizmente muitas mulheres AINDA passam a vida sem um diagnóstico de Síndrome dos Ovários Policísticos por despreparo dos médicos e por falta de informação da população mesmo. Isso deve mudar. E nós vamos fazer isso mudar. Sobre o mês ser Setembro, não sei a explicação exata, mas nos EUA a campanha sobre conscientização da SOP é muito forte, e lá o mês escolhido foi setembro.

Todas nós fazemos parte do #TimeAzulTurquesa!!! :D


Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar