15 junho 2015

O frio e a cólica

Quem nunca ouviu da mãe ordens como "Não senta no piso frio, garota, que isso dá cólica" ou "Bota um sapato, menina, você está menstruada"? Aposto que quase todas recebem um puxão de orelha parecido, no mínimo, uma vez por mês. A gente mal sabe se isso tudo faz sentido ou não, mas já vamos calçando um chinelo e levantando do chão frio. É só invocar a tal da cólica e a gente segue todas as crendices populares, tentando preveni-la ou remediá-la. E, na verdade, toda preocupação que nossas mães têm de não pegarmos frio durante os períodos pré-menstrual e menstrual faz sentido. Aquele friozinho, por mais inocente que pareça, pode ser um agravante das cólicas menstruais.


Para entender a relação entre o frio e a cólica, vamos relembrar de onde vem essa dorzinha chata. A cólica menstrual é ocasionada pela liberação de prostaglandina, uma substância que faz o útero contrair. Essas contrações uterinas pressionam os vasos que estão em volta e, assim, ocasionam as dores no baixo ventre conhecidas como cólica menstrual. Quando o corpo esfria, esses mesmos vasos se estreitam, prejudicando a circulação sanguínea². Graças à má irrigação, o sangue recebe ainda menos oxigênio, e as dores em cólica se acentuam. Ainda, a má circulação ocasionada pela queda de temperatura corporal impede a eliminação da prostaglandina pelo fluxo sanguíneo. Quanto mais tarde essa substância for expelida do organismo, mais prolongada será a sensação de dor.

Por outro lado, manter o corpo aquecido melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, ajuda no alívio da dor. A temperatura mais elevada, ao contrário do frio, favorece a eliminação da prostaglandina e ainda faz o útero relaxar. Por isso, é bom preferir banho morno, usar calçados para proteger os pés e tomar todos aqueles cuidados que as mães pedem.

Atenção: pegar frio não vai causar cólica repentinamente, mas pode acentuá-la se esse sintoma já existir.

Então, lembre-se de que a exposição ao frio pode contribuir pra aumentar aquela dorzinha chata da cólica. Pelo nosso bem, durante os períodos pré-menstrual e menstrual, não custa nada evitar essas situações. Além disso, é muito mais confortável e aconchegante ter o corpo quentinho e bem protegido em vez de ficar passando frio, não é mesmo?

fonte: http://www.buscofem.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar